jump to navigation

Vetor deslocamento maio 18, 2010

Posted by danifarias in Aleatoriedades.
Tags: , , , ,
trackback

Hoje recebi um e-mail do pessoal do consulado do Rio dizendo que enviaram minha papelada pra Brasília, e que sexta vai tudo pra Suécia….sem previsão de retorno. Normalmente em 2 meses sai uma decisão, mas pode ser bem mais ou bem menos. Sendo que a galera todinha que passou tá pedindo visto ao mesmo tempo, deve estar uma delícia lá no setor de imigração. Haja saco. ;_;

Na hora do almoço vi uma agênciazinha de turismo e resolvi dar uma olhada nos preços das passagens. Quando eu fiz uma consulta prévia no site da TAP, vi que uma passagem só de ida custa mais do que o dobro de uma passagem ida e volta. Fiquei intrigada e resolvi perguntar na agência, e a moça confirmou. Quando você compra ida e volta, há 3 tetos de preço: pra quem volta em 3 meses, em 6 meses e em 1 ano (quanto mais tarde, mais caro). Ela disse que no meu caso, normalmente o pessoal compra ida e volta e descarta a volta. Mas que diabos, por que eu tenho que pagar a volta então? Qual o motivo desses preços? :/

A TAP tem uma página no Facebook, onde eles costumam responder perguntas bem rápido. Perguntei a razão, e eles responderam assim:

Olá Daniela,

De facto é assim, na TAP e nas outras companhias.
Razão? Política comercial.
A opção que tem é precisamente comprar um bilhete ida/volta, utilizar só a ida e, quando decidir regressar, comprar um bilhete só regresso que compensa, isto porque da Europa para o Brasil é mais económico só ida, do que ida e volta.

Pera. “Da Europa para o Brasil é mais econômico só ida do que ida e volta?”. Então um europeu paga menos para voar o mesmo trecho que a gente, sendo que a única diferença é o sentido do vetor deslocamento? Isso não me parece política de preços, parece política migratória. Se você for barrado na checagem de passaporte quando chega na Europa e for mandado de volta, quem tem de te transportar de volta é a companhia aérea que te levou. A impressão que dá é que pagando ida e volta, você já tá com o “seguro deportação” pago, ou algo assim. Ao menos é o que a resposta deles deixa a entender se você pensar por esse lado…

(olhei no site da TAP uma passagem só de ida Gotemburgo -> Fortal, e tava super caro de qualquer jeito. Então das 2 uma: Ou essa pessoa que respondeu não sabe de nada, ou o site reconhece que eu tô no Brasil. xD)

Depois apagaram o post e deixaram só isso:

Olá Daniela,

A opção que tem é precisamente comprar um bilhete ida/volta, utilizar só a ida e, quando decidir regressar, comprar um bilhete só regresso que compensa, isto porque da Europa para o Brasil é mais económico só ida, do que ida e volta.

Não que tenha melhorado alguma coisa, hehe. :p Anyway…eu que quero ir com tudo direitinho vou me lascar pagando mais. ;_;

Tô pensando em usar a passagem de volta pra vir pra formatura da minha irmã, mas isso implica que eu vou ter de comprar outra ida e volta depois…fora que a formatura é em janeiro e eu já devo estar em aulas nessa época.  Meh. Vou deixar pra comprar tudo e decidir isso quando tiver com o visto em mãos (e tomara que seja cedo, quanto mais perto da data mais caro!)

Ah, estudei um bocado de sueco hoje. Aprendi a dizer “eu não entendo sueco”, Jag föstår inte Svenska. Muito útil. :3

Comentários»

1. pik - maio 18, 2010

Acho que é a primeira coisa que vou procurar aprender tbm.. ehehehhehhehehhehehheee ;*


Deixe uma resposta

