jump to navigation

O custo de estudar na Suécia julho 7, 2010

Posted by danifarias in Utilidade Pública.
Tags: , , , , ,
trackback

Eu escolhi estudar na Suécia por vários motivos, mas um dos mais fortes é o fato de que a educação é de qualidade e gratuita  – bem, ao menos era assim.

Já haviam vários rumores de que os alunos de fora da União Européia teriam de começar a pagar pelos estudos; ano passado, a decisão foi confirmada pelo governo. A partir de 2011, quem não for residente da UE vai ter de pagar taxa de inscrição para concorrer a uma vaga, e caso seja aprovado, pagar taxas anuais. Para mais informações, confira o FAQ do Studera.nu.

Ainda não está claro se a taxa de inscrição será reembolsavel (aparentemente não), mas o preço já foi definido: 900sek (por volta de R$210). De acordo com a Sveriges Radio, também foram divulgados os preços dos cursos da Universidade de Uppsala: por volta de R$18.000,00 por ano –  isso para os cursos mais baratos, como artes e ciências sociais, e sem contar com o custo de vida. Para Medicina, o custo pode chegar até 42.000 reais por ano.  Ainda de acordo com a Sveriges Radio, a Universidade de Lund também já divulgou seus preços, que ficam em torno da mesma quantia. Não vi nenhuma notícia sobre quanto vai ser cobrado pela Chalmers ou pela KTH.

Estou aliviada de ter tentado ano passado; quem começar a estudar até julho de 2011 vai continuar tendo direito ao ensino gratuito até o fim do curso! :)

Os valores ficaram bem próximos aos cobrados por outras universidades européias, isso é, bem altos pra quem estava pretendendo ir como free mover. Para um americano esses valores chegam a ser irrisórios quando comparados aos preços das faculdades de lá; já para um brasileiro ou africano, o custo vai tornar o estudo na Suécia proibitivo; até mesmo se inscrever ficou bem caro.

Também foi anunciado que o programa de bolsas vai ser ampliado, tomando parte da verba gerada pelas anuidades. No entanto, não há nenhuma novidade sobre isso.

A discussão é grande – um dos grandes motes dos mestrados na língua inglesa é proporcionar uma experiência global, com alunos de todo o mundo. Há milhares de alunos africanos, asiáticos e sul-americanos nas faculdades suecas, mas acredito que essa nova realidade vai fazer esse número despencar abruptamente. Até mesmo os candidatos de países mais ricos estão se manifestando – muitos vão preferir ir diretamente para uma faculdade inglesa, francesa ou alemã, onde a barreira do idioma é mais fácil de ser vencida (quantos conhecidos seus estudam francês? Você conhece alguém que tenha estudado sueco na escola?), e que possuem faculdades de renome. A qualidade do ensino também tende a cair – quanto maior o preço, menor a concorrência, menor a qualidade dos alunos e assim por diante…

Alguns suecos também são contra a medida; a educação gratuita é pilar fundamental do estado de bem estar social. No entanto, muitos não veem com bons olhos o fato de ter suas cidades invadidas por estrangeiros, estudando em boas universidades mantidas com o seu dinheiro. Fato é que os estudantes também pagam impostos, geram renda e injetam dinheiro externo na economia…

Bom, parece que o último país europeu que ainda oferece educação gratuita para estudantes de fora da UE é a Noruega (mas o custo de vida lá é absurdo!). A Finlândia também, mas eles estão testando mudanças e alguns cursos já passaram a ser pagos. Sei que a Alemanha possui vários cursos gratuitos, mas há várias restrições; de resto, todos os destinos populares já cobram pelo ensino.

Se você quiser estudar no exterior, o grande negócio é estudar em uma universidade filiada ao Erasmus Mundus e correr atrás de bolsas e oportunidades desde cedo; se você estudou em uma universidade que não participa do programa (o meu caso), tudo fica muito, muito mais difícil.

Resta esperar pra ver como vai ser o novo programa de bolsas sueco; tomara que seja algo justo como eles estão tentando fazer crer.

Comentários»

1. Pablo - julho 7, 2010

Gosto do seus posts pq são bem elucidados e informativos, sem falar nos links apropriados. =P

2. Aru - julho 7, 2010

>Estou aliviada de ter tentado ano passado; quem começar a estudar até julho de 2011 vai continuar tendo direito ao ensino gratuito até o fim do curso! :)

Wow, que bom que você foi ligeira! :D
Mais um ano e seus planos se tornariam BEM mais onerosos…

danifarias - julho 7, 2010

meus planos iam ser totalmente cancelados, isso sim :3

3. Grace Olsson - julho 9, 2010

Daniela, a pressao politica é grande por essas mudancas. A sociedade paga altos impostos paa bancar estudos de estrangeiros que, tempos depois , voltam ao pais deles e anda colabora com a Súécia.
A medida será efetivada, na totalidade, ano que vem, mas, ainda neste ano varios universidades suecas já estao aplicando essa medida.
Eu concordo com o pagamento por que nós pagamos muito imposto. 30% do meu salario fica paar o Governo, todo dia 25.

4. Grace Olsson - julho 9, 2010

Os suecos sao contra o pagamento para quem vive na Suécia. MAs para quem vem para estudar, eles acham que deve ser pago.

5. tiago - novembro 16, 2010

sabes dizer quais as melhores universidade de medicina em estocolmo e quais os requesitos para poder entrar na universidade. actualmente vivo na U.E.

6. Caroline - julho 20, 2012

Hey grace, gostei do das suas observações, que de fato foi otimo pra mim, que estou pensando em ir viver para a Suécia! Gostaria de se possível ter oportunidade de manter algum contato com voce! aqui tem o meu facebook, por favor adiciona, voce pode procurar atraves desse e.mail carol_felippe18@hotmail.com

muito obrigada!!

cumprimentos

7. högskoleprovet - agosto 12, 2012

Hello, Neat post. There’s a problem with your web site in internet explorer, might check this? IE nonetheless is the market leader and a huge part of other folks will pass over your great writing because of this problem.

8. Jailson Évora - dezembro 29, 2012

bom bom post muito verdadeiro!! gostei muito e obrigado!! é pena que para min vai ficar mas dificil, porque penso candidatar em 2013!!

9. Rodrigo Dos Santos - abril 5, 2013

Belo post, parabéns.
Realmente as portas estão se fechando em todo o mundo… é triste pq nunca houveram tantos consumidores para suportar empresas e empregos, gerando riqueza, na história da humanidade. Mas penso também que nunca houveram tantos meios de criar fortunas ilícitas e especulação de ativos econômicos…
Eu sou Italiano, nato no Brasil, e moro na Itália, porém devo ir esse ano para a Suécia, pois a qualidade das universidades de lá são muito superiores as de cá.

10. Joanne Lira - setembro 2, 2013

Hiii, tenho algumas duvidas quanto ao ir estudar para aí …

Quais os requisitos/ exames necessários a fazer para ingressar aí ? :/

Pode-me adicionar no mail para eu falar com você, POR FAVOR ? :)

o mail é joannelira1@gmail.com

Aguardo resposta, muito obrigadooo !! (: (:

11. Guilherme Palma - fevereiro 17, 2014

Bom Dia,

Eu e minha noiva estamos querendo estudar na Europa, sou formado em Administração e gostaria de fazer uma pós, e minha namorada quer Medicina. quase fechamos nossa ida a St. Petersburg , mas queremos outras opções , poderia nos ajudar se não for incomodar para o processo seletivo ?

Obrigado

Guilherme Palma - fevereiro 17, 2014

Esuqeçi de mencionar meu email , me desculpe. gui_260891@hotmail.com

12. tatianemarateu@hotmail.com - março 25, 2014

Minha filha está querendo fazer medicina na Suécia e não sei nem por onde começar. Você pode me ajudar?

13. Isis - abril 20, 2014

Isto vale também para quem tem dupla cidadania?


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: